Sion Brasil

Colégio Sion no Brasil

Durante o século XIX, o modelo educacional francês era exemplo para todo o mundo. O governo brasileiro, com a intenção de desenvolver o sistema de ensino e fundar colégios para meninas, investiu na vinda das irmãs francesas da Congregação de Nossa Senhora de Sion para o país. As primeiras religiosas de Sion chegaram ao Brasil, vindas de Paris, em 09 de outubro de 1888 e se estabeleceram no Rio de Janeiro. Mais tarde, devido a uma epidemia de febre amarela, foram morar em Petrópolis.

Sedes do Colégio Sion no Brasil

Depois do Rio de Janeiro, foi a vez de São Paulo receber outra sede do Colégio Sion. No fim do século XIX e na primeira metade do século XX muitas outras instituições foram fundadas pelo Brasil inteiro. Alguns foram fechados, outros conservados e atuam como referência em educação de qualidade até hoje.

Intercâmbio Sion

Pensando sempre na formação global de seus alunos como cidadãos e profissionais de futuro, os Colégios Sion do Brasil pretendem implementar o Programa de Intercâmbio Sion. Em 2013, o Brasil receberá pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, e essa poderá ser uma primeira oportunidade para receber alunos do Sion de outros países.

As primeiras propostas para colocar em prática o programa de intercâmbio foram feitas durante o Primeiro Encontro Internacional das Escolas de Sion, que aconteceu em julho de 2009, em Estrasburgo, França. Além de toda a diversão e conhecimento, fazer um intercâmbio é uma alternativa para crescer profissionalmente e essa já não é uma realidade distante para os Sions do Brasil. Os primeiros passos estão sendo dados.