Proposta Pedagógica

Sion Curitiba

METODOLOGIA MONTESSORI-LUBIENSKA

O Colégio Nossa Senhora de Sion destaca-se pelo seu Método diferenciado: o Montessori-Lubienska. Esse induz à disciplina sem perda da liberdade. Muito mais que adquirir conhecimentos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, os alunos sionenses desenvolvem a capacidade intelectual, o exercício da reflexão e o julgamento crítico.

Para a instituição, o ato de educar é essencialmente social e, nesse sentido, o Sion compartilha essa tarefa com a família. No entanto, cabe à escola o papel de principal responsável pela organização, sistematização e desenvolvimento das capacidades científicas de seus alunos.

PROPOSTA PSCICOMOTRICIDADE RAMAIN

O Ramain privilegia o experimento como meio de provocar o desenvolvimento, através de aspectos motores, cognitivos e emocionais. Toda essa proposta é feita em grupo e reúne o aspecto intelectual, afetivo e motor de quem o faz. No Colégio, todos os alunos participam do Ramain, desde os primeiros anos da etapa escolar até o Ensino Médio.

Mas há uma época em que os professores, os coordenadores, a direção, todos, enfim, tomam parte desses exercícios. É uma das etapas da formação continuada, da atualização dos docentes. Há, inclusive, pais que partilham do Ramain.

Visite o site

Sion Rio de Janeiro

Ao definir o Projeto Político Pedagógico o Colégio Sion priorizou em suas intenções educativas estimular a formação de alunos que, através do conhecimento de si e do outro, respeitem, acolham, dialoguem e aprendam com as diferenças presentes nos diversos grupos culturais, sociais, étnicos e políticos.

O Colégio Sion prioriza e incentiva nos alunos o desenvolvimento de qualidades como autonomia, consciência política e ecológica, responsabilidade social, senso crítico, iniciativa e independência. Tudo o que é necessário para conviver com os desafios da sociedade numa postura ética, essa é a referência definida nas intenções educativas da Instituição.

Visite o site

Sion Higienópolis

O Colégio Sion trabalha com um projeto curricular atualizado, atendendo às exigências do momento em que vivemos e sem perder de vista os valores permanentes da Instituição. A metodologia empregada instrumentaliza o aluno no processo de constante busca do conhecimento.

A instituição proporciona aos alunos o conhecimento, por meio do domínio de conteúdos curriculares contextualizados e interdisciplinares, que viabilizam a aprendizagem significativa. Há, ainda, o incentivo à autonomia intelectual: capacidade de acessar, selecionar e organizar informações para elaborar o pensamento crítico. Os alunos identificam e chegam à solução dos problemas a partir de um exercício de reflexão, análise e síntese, condições de raciocínio que geram alternativas conscientes para todas as suas escolhas.

Visite o site

Sion Vila Maria

A Escola São Teodoro de Nossa Senhora de Sion trabalha com uma metodologia baseada na construção do conhecimento, buscando o novo, atendendo as necessidades dos alunos e aperfeiçoando os educadores em busca de mais conhecimento e qualidade de inovações.

A experiência anterior dos alunos, como a pesquisa e os processos informais de educação por quais eles já passaram, é valorizada pela Escola. Os trabalhos de pesquisa são planejados, para promover a interdisciplinaridade e, assim, facilitar a compreensão dos estudantes. Dentro da Escola São Teodoro de Nossa Senhora de Sion valorizamos o processo de interação entre os alunos, oferecendo-lhes condições de tomadas de decisões e de autonomia. Proporcionamos essa liberdade ao seu processo educativo, pois o aluno é o construtor do conhecimento.

Visite o site