Projeto Social

Sion Curitiba

JOVENS AMIGOS SIONENSES (JAS)

O projeto
Os encontros para convívio e as ações sociais promovidos pela Pastoral Sionense, por meio do grupo Jovens Amigos Sionenses (JAS), buscam incentivar mais intensamente junto aos alunos, professores e funcionários atitudes solidárias de responsabilidade e cuidado com o outro, consigo mesmo e com o ambiente local e global.

Quem participa
O grupo do JAS é formado por alunos das duas sedes do Colégio Sion em Curitiba, que cursam do sexto ano ao Ensino Médio.

Ações
Os integrantes promovem campanhas entre a comunidade para arrecadar alimentos, brinquedos e agasalhos que são doados a instituições carentes, principalmente em datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal.

Sion Rio de Janeiro

PROJETO EMPREENDEDOR - SION SOLIDÁRIO

O Projeto
O slogan do projeto solidário do Sion é “A biodiversidade de hoje é o futuro de amanhã”. O objetivo é sensibilizar, não só os alunos, mas também os professores e familiares, para a preservação da biodiversidade, apresentando diferentes maneiras de se aprender e ensinar sobre a importância desta.

Quem participa
O projeto é todo desenvolvido por alunos do oitavo ano.

Ações
Há oito anos o Colégio Sion mantém parceria com a Creche Cristo Redentor, que atende crianças carentes da comunidade e promove ações para suprir algumas necessidades da instituição. Em 2011, durante a Mostra Cultural, foram vendidos produtos reciclados – camisetas, sacolas retornáveis etc. – e alimentos produzidos com ingredientes naturais e a renda obtida foi totalmente revertida para a creche.

Sion Higienópolis

A SERVIÇO DO MEIO AMBIENTE, A SERVIÇO DA VIDA

O Projeto
Através do grupo MovimentaSion, o Colégio é desafiado a conscientizar os estudantes, professores, funcionários e as famílias para ações de mobilidade social e sustentabilidade do meio ambiente.

Quem participa
O grupo MovimentaSion é formado pelos estudantes das oitavas séries do Colégio.

Ações
Os alunos se unem para ajudar aqueles que mais precisam, por meio da arrecadação e doação de materiais de higiene, roupas, alimentos e outros materiais de primeira necessidade, além de livros e brinquedos. Tudo o que é arrecado é encaminhado a diversas entidades assistenciais.

Sion Vila Maria

UM POR TODOS E TODOS POR UM

O Projeto
O objetivo é educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso. No início do projeto os alunos realizam a leitura do livro “Quem ama partilha”, de Fernando Carraro. No livro, o personagem percebe como a solidariedade passa a fazer parte da sua vida.

Quem participa
Participam do projeto alunos dos quintos anos.

Ações
Após serem despertados para a necessidade de atuar mais solidariamente na sociedade, os alunos fazem visitas a instituições de crianças e jovens carentes e asilos. Além de entregar materiais de primeira necessidade, os alunos alegram um pouco mais as pessoas com apresentações de teatro e música.

VOLUNTARIADO SION

O Projeto
O objetivo do voluntariado é exercer a cidadania e vivenciar a espiritualidade sionense, respondendo as questões de nosso tempo conscientes de que a espiritualidade não diz respeito somente ao individual, mas à interação com os outros. A intenção é responder ao grito da humanidade, pois é na história, no convívio com as diferenças que encontramos Deus.

Quem participa
Participam das ações do Voluntariado Sion os pais, alunos, irmãs, corpo docente e a comunidade de Vila Maria.

Ações
O Voluntariado Sion realiza campanhas assistenciais. Os alunos são conscientizados sobre a importância de colaborar com a melhoria da vida humana através de doação de materiais de higiene, roupas, alimentos e demais materiais de uso diário a instituições carentes. Durante os bazares da nossa Escola, o Voluntariado Sion realiza a venda de produtos alimentícios e a renda é encaminhada para crianças do Nordeste e para Pastoral de São Paulo.