Cursos

Creche

O Colégio Sion Rio Janeiro oferece aos pais dos pequenos uma opção que vem antes mesmo da Educação Infantil, a Creche. Os alunos têm a possibilidade de vivenciar experiências num ambiente interacional e rico em descobertas.

O cuidado com as crianças é voltado à higiene, à alimentação e ao sono, mas existe, ainda a dimensão do cuidar afetivo, observando as necessidades e particularidades de cada criança para um desenvolvimento pleno. Nesta fase, a aprendizagem é resultado de vivências múltiplas, como a construção da oralidade, o movimento, o brincar, a música, a expressão corporal, a expressão plástica e a dramartugia.

Faixa etária: Faixa etária: 1 ano e dois meses
Anos: Berçário II

Educação Infantil

O aluno da Educação Infantil realiza atividades da vida prática e vivencia situações lúdicas que estimulam a criatividade, cooperação e senso de responsabilidade. Nesta faixa etária, a escola incentiva o processo de socialização infantil e estimula a construção da autonomia, promovendo diferentes formas de interações entre as necessidades e os interesses da criança.

Trabalha-se a capacidade de dialogar, a troca de ideias, desejos e necessidades, que pressupõem expressão oral e escrita. Ao final desse ciclo, o aluno, por meio de experiências diversificadas, participa de um ambiente que favorece a conquista do aprendizado da escrita e da leitura.

Faixa etária: 2 a 5 anos
Anos: Maternal I a Infantil II

Ensino Fundamental I

Nesse período, o aluno desenvolve a autonomia de estudo e estímulo à pesquisa. Por meio de atividades desafiadoras e interdisciplinares a serem trabalhadas, exercita a sua liberdade e responsabilidade, sendo o sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem.

Nesta faixa etária, as crianças apresentam maior capacidade de concentração em atividades que lhes despertem interesse. Conseguem também planejar com mais antecedência, assim como, avaliar os resultados e refletir acerca do trabalho realizado, bem como sobre a maneira que foi desenvolvido. Essa tomada de consciência tem por objetivo levar o aluno a buscar meios de aprimorar seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Faixa etária: 6 a 10 anos
Anos: 1º ao 5º anos

Ensino Fundamental II

Nesta faixa etária, os adolescentes apresentam maior capacidade de concentração em atividades que lhes despertem interesse. Necessitam, ainda, de agir, explorar e experimentar, embora já busquem entender melhor as causas, razões e consequências dessas ações. Conseguem também planejar com maior antecedência.

Os alunos, nas diferentes áreas do conhecimento, realizam atividades diárias diversificadas durante o horário das aulas. Assim como no Ensino Fundamental I, nessa fase é importante que o aluno desenvolva o senso reflexivo e a sua capacidade de autoavaliação.

Faixa etária: 11 a 14 anos
Anos: 6º ao 9º anos

Ensino Médio

A proposta educacional do Sion visa a formação humana livre e responsável dos alunos. O Ensino Médio deve contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas do estudante, que ampliem a capacidade lógica do raciocínio, aprimorem os processos de abstração, análise, leitura e interpretação.

A preparação dos estudantes para o desafio do vestibular também é prioridade no Ensino Médio. Os alunos conhecem suas possibilidades e, com autonomia, aprofundam o conhecimento, assim, a aprovação nas melhores universidades do país tem sido uma marca.

Nesta fase, a instituição também ajuda no processo de definição profissional, através de trabalhos e projetos desenvolvidos no cotidiano das diferentes disciplinas e no espaço de orientação educacional. É essencial que o aluno perceba a responsabilidade que lhe cabe e torne-se sujeito de sua própria formação.

Faixa etária: 15 a 17 anos
Anos: 1ª série à 3ª série

Período Integral

No contraturno, os alunos têm a possibilidade de desenvolver suas tarefas sob orientação de um professor que acompanha a turma durante todo o período. É o momento de organizar o tempo, o material e desenvolver a rotina de estudo. São oferecidas ainda atividades extras. Nesse contexto, a criança percebe o Integral como espaço de crescimento onde o desafio e a troca com o outro irão complementar e auxiliar sua aprendizagem formal.

Faixa etária: 2 anos a 13 anos
Anos: Maternal I ao 8º ano do Fundamental II

Formação de Docentes, em nível médio na modalidade Normal

O Colégio Sion Curitiba oferece ao aluno, no contraturno, a oportunidade de buscar o domínio de habilidades necessárias para o exercício da profissão do Magistério. O curso de Formação de Docentes, em nível médio na modalidade Normal envolve o aluno com a prática de ensino, o desenvolvimento de pesquisa e a formação de educadores comprometidos com as propostas educacional e filosófica do Colégio. O contato com crianças torna os jovens mais responsáveis e sensíveis aos problemas humanos.