Carisma e Religião

O Carisma de Sion caracteriza-se pelo diálogo, a escuta, o acolhimento e em ser discípulo. A Congregação Nossa Senhora de Sion, por meio do seu carisma, propõe a educação global do homem consciente. E as reflexões bíblicas são a base para a formação cristã que o Sion oferece. O dever e a fidelidade apostólica de Sion conduzem o Colégio a criar um ambiente escolar que possibilita experiências de natureza pedagógica e pastoral, levando crianças e jovens a construir uma nova visão de mundo e a participar de valores cristãos.

Os alunos são educados para que saibam conviver com o diferente, lembrando sempre que, para o outro, o diferente somos nós. A Escola é o espaço onde a reverência às crenças alheias propicia o desenvolvimento das qualidades necessárias ao convívio fraterno. É no dia a dia que o “desarmamento” e o acolhimento do diferente é exercitado, mas sem perder a identidade – é preciso aprender a acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou.

O trabalho de Sion, diante de uma sociedade pluralista e partindo da atitude bíblica, é a valorização da vida, da pessoa única e diferente, da luta contra todo o tipo de discriminação.

O Sion é o lugar onde as pessoas se tornam sensíveis ao que é diferente: à diferença social, à diferença racial, à diferença de religião.